Recentemente, a revista Veja publicou uma reportagem sobre uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard e da Universidade de Massachusetts, ambas em Boston (EUA), revelando que repositores de nicotina, como gomas de mascar ou adesivos, não são mais eficazes do que tentar parar de fumar por conta própria. Foram entrevistados 787 adultos que, no período do levantamento, tinham parado de fumar. “Isoladamente, a reposição de nicotina nem sempre resolve o problema. É preciso que o fumante esteja disposto a enfrentar uma espécie de força-tarefa que possa estimulá-lo a largar o vício”, avalia a psicóloga Luciana Mancio Balico.
Luciana faz parte de uma equipe multidisciplinar de profissionais de Caxias do Sul disposta a ajudar pessoas que desejam parar de fumar. Além dela, o Grupoterapia para Tabagistas é formado pelo pneumologista Marcelo Zanchetin, pelos professores de Educação Física, Alexandre Silvestrin e Patrícia Marson e pela nutricionista, Renata Biazus. A orientação dos especialistas é no sentido de que a abordagem psicológica, a orientação farmacológica e nutricional, a avaliação física e a prática de exercícios, juntos, podem ultrapassar a barreira do vício.
No total, o programa é desenvolvido em 10 encontros semanais, com 1h30min de duração cada, somando 15h de atividades. Os profissionais envolvidos irão trabalhar na tentativa de dissociar e reverter à sensação de relaxamento emocional que o cigarro causa no fumante. A questão fundamental passa por uma mudança de comportamento. “Precisamos quebrar a ideia do penso, sinto e me comporto assim, encontrando no paciente os gatilhos que acionam nele a vontade de fumar como, por exemplo, o café e as bebidas alcoólicas”, complementa Luciana.
Outras informações
Luciana Mancio Balico | CRP 07/13004
Psicoterapia Cognitivo Comportamental
Av. Itália, 482 – sala 1002 – São Pelegrino – Caxias do Sul (RS).
54 9181.4456 | segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 19h.
psicologa@lucianamanciobalico.com
www.lucianamanciobalico.com
|