Muitas pedras brasileiras coloridas. Muitos diamantes coloridos. Muitas pérolas cultivadas. E muita nobreza em ouro amarelo, rose e branco. E assim são criadas joias com muito brilho, movimento e glamour. Os fabricantes que estiveram na Feninjer* apresentaram peças originais e cheias de referências, já que são os signos de identificação que o consumidor com um padrão sociocultural elevado procura. Ou seja, mais do que comprar um produto, é preciso adquirir um valor. É a autenticidade em franca ascensão.
Em sua palestra durante a feira, a publicitária e designer, Janiene Santos, frisou: “o consumidor não pode apenas ser entendido pelas suas características psicográficas, mas principalmente por suas condutas e motivações em relação ao consumo”. Se as pessoas estão num processo de recriação constante de sua própria personalidade devido ao excesso de possibilidades, a indústria de joias e os designers precisam acompanhar esse consumidor híbrido e multifacetado, para lhe oferecer referências e, dessa forma, ajudá-lo na difícil tarefa de escolher um produto. É o que Janiene chamou de tendência do pertencimento. “Para ser, o consumidor precisa pertencer. Embora ele queira ser único, buscando produtos originais, ele precisa estar atrelado a grupos sociais para reforçar uma identidade”.
Assim, em formas clássicas, arrojadas ou delicadas, as vitrines das joalherias irão mostrar peças em vários formatos e com várias referências: flores misturadas à diversidade da natureza; a fantasia proporcionada pelo cinema; os novos conceitos de tempo e espaço do século 21; os ícones religiosos, entre outros elementos (valores imateriais atrelados às marcas) que são indutores de consumo.
As peças apresentadas pelos mais de 120 expositores destacam pérolas e gemas clássicas como os rubis, as safiras e as esmeraldas, mescladas à pedras brasileiras como os citrinos, os topázios azuis, as turmalinas e as turquesas, todas devidamente iluminadas por belíssimos diamantes brancos, negros e browns.
*A Feninjer, maior evento do segmento de joias na América Latina, apresentou no início de fevereiro, em São Paulo, as novidades que estarão nas vitrines das joalherias nos próximos meses. Mais de 120 expositores de joias em ouro e prata, gemas e artefatos de pedras, relógios e embalagens, apresentaram seus lançamentos. Com 54 edições até agora, a Feninjer é realizada duas vezes por ano, pelo IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, com patrocínio do Sebrae e apoio da Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos.
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