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Moda, mudanças e oportunidades
 
Preview 2013 destaca espírito romântico e a nova cultura do consumo no Brasil

“A moda é uma linguagem comunicacional de uma eficiência didática fantástica”. Ouvi essa entusiasmada definição da arquiteta, designer de joias, mestre em Comunicação dos Sistemas Simbólicos e doutora em Mídias e Mediações, Regina Machado. Como pesquisadora de tendências para o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Regina apresentou recentemente o Preview 2013 da moda internacional, incluindo as tendências em joias, durante a Tecnogold – Feira de Tecnologia, Gemas e Design para o Setor Joalheiro, realizada em São Paulo.
Na palestra na Tecnogold, Regina frisou que a moda, assim como a arte e a comunicação visual, está sempre produzindo novos sinais. Para captar os sinais das tendências, ela adota uma metodologia que, além da pesquisa, tem foco na intuição. “Se a moda é um jogo, a joalheria é um jogo muito caro e não pode se dar ao luxo de desperdiçar nada”, afirma.

Novo luxo – Romantizar. Essa é a palavra em 2013, em se tratando de moda. Tanto é assim que os contos de fada são a principal fonte de inspiração dos editoriais de noivas das grandes grifes. O conceito, associado ao que os especialistas denominam de “novo luxo”, está ligado àquilo que é ético, criativo, essencial, ousado esteticamente e imaterial.

No caso das joias, o imaterial está no fato de que elas são um reservatório de afeto, memória e devoção. As tendências em joias também sinalizam para as formas orgânicas, com claras referências à natureza. Já ouviu falar em PIB Verde? É o que muitos designers de joias estão produzindo.
Nova cultura de consumo – A originalidade que opera as macro tendências da moda vale, e muito, para o novo posicionamento do Brasil frente à globalização da economia. O País está inserido no contexto da inclusão, da diversidade, da originalidade e do respeito. Na carona dessa visibilidade, está o crescimento do poder de consumo da chamada Nova Classe Média, que deve ser observado atentamente pelos criadores de moda.

Conforme Regina Machado, é imprescindível olhar para estes ambientes de consumo que formam novos padrões culturais. “É uma dinâmica que envolve economia, sociologia e antropologia do consumo. O popular e o erudito se mesclam na formação de uma nova cultura de consumo”, afirma.
 
Assim, as próximas produções em joias contemplam diferentes referências de experiências culturais e sociais. No Brasil, os quatro portais de inspiração em 2013 são: Bossa Nova (redesing nas formas e nas cores); My Collection (adoráveis pequenas joias colecionáveis); Santa Fé (devoção, proteção e gótico); e Pátria Amada (gemas nas cores verde, amarela e azul, numa forte alusão à Copa do Mundo que será realizada no Brasil em 2014.
 
Estamos falando de sentimento de nacionalidade, de identidade e de origem, características do espírito romântico que vai permear as coleções do próximo ano. O romantismo vem para valorizar o novo, o individual e o diferente. É como um motor da cultura de consumo. “Todo poder é dado à fantasia. O espírito romântico dignifica tudo aquilo que está ausente e distante, ou seja, de épocas que já passaram. O próprio espírito do consumo é romântico, pois o ideal do romântico é justamente a falta”.

* Nas imagens, o conceito da coleção Tara Jarmon, que ilustra o espírito romântico que irá predominar em 2013.
 


 
         
 
     
 
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