Gabriela Marcon   E-mail Facebook Twitter Blogger
 
Home   Perfil   Imprensa   Mestre de Cerimônias   Multimídia   News   Contato
 
     
 

_News

 
 

Arquivo

  2018
  2017
  2016
  2015
  2014
  2013
  2012
  2011
 
 
MÔNICA MONTANARI LANÇA 'CARNE NUA'
 
 
Sem disfarces, segundo livro da advogada e escritora 
traz à tona as descobertas do amor


Desde a infância, Mônica Montanari faz fluir seus pensamentos e emoções por meio da escrita. As histórias de vida ela vai registrando a mão mesmo, escrevendo num de seus vários caderninhos coloridos que vem guardando e acumulando desde 2008 para, num belo dia, abrir as páginas deste universo particular aos seus leitores.

Foi um destes caderninhos, com frases, relatos e anotações de 2010 que deu origem ao livro que a advogada e escritora está se preparando para lançar, o segundo de sua trajetória literária, intitulado ‘Carne Nua’. “Escrever sempre foi algo natural para mim. Costumo dizer que aprendi a ler e escrever no mesmo momento. E como eu tenho uma escrita que é muito densa e tem um tom confessional, cada livro que eu lanço é um despedir-se de mim e um possibilitar que os outros me vejam com outros olhos”, diz.

Contemplado pelo Financiarte, ‘Carne Nua’ (Ed. Belas-Letras) será lançado no dia 5 de agosto, às 19h30, na Do Arco da Velha Livraria e Café, em Caxias do Sul, e conta a história de Teresa. Aos 42 anos de idade, a personagem fictícia teve um destes amores quase sem fim e suas descobertas foram recheadas de escritas, endereçadas a si mesma, para poder lembrar depois de como se sentira em cada movimento, em cada não, em cada sim, em cada presença e em cada ausência.

Para Mônica, é preciso estar pronto para o desvendar-se, já que “os outros, os leitores, passam a te olhar, a te observar através do olhar do teu personagem”. Ela acredita que a parte mais encantadora deste que é um romance em forma de prosa poética, é justamente a coragem da protagonista em mergulhar profundamente, questionando as duas saídas que lhe restam: a loucura ou a morte. “E nenhuma delas me serve”, emenda rapidamente a autora. Sendo assim, ou você se expõe ou você se afasta por completo.

Com prazeres, medos, dúvidas e dores que norteiam um relacionamento amoroso, ‘Carne Nua’ é dividido em cinco movimentos, baseados em fases distintas do apaixonamento: descoberta, encantamento, enfrentamento dos fantasmas interiores, frustração e superação. São textos curtos e rápidos, com algumas exceções de mais fôlego que poderiam, eventualmente, ser lidos de forma isolada, mas que é parte construtora do fio condutor da história.

Há textos dramáticos, outros engraçados, eróticos, mas todos de descoberta e de querer: querer viver! “Comentei com uma amiga que este livro deveria se chamar ‘O Livro da Dor’. Ela disse que este título não venderia porque ninguém quer saber da dor. Será?”, questiona a escritora. Mesmo assim, alterou, não pelo título em si, mas porque essencialmente é um livro de descobertas, que traz divagações, emoções e sensações, frutos do mergulho na paixão e do próprio amadurecimento perante a vida.

“É um livro do limite, o que foi rompido, os medos e as crenças que nos envolvem, nos tolhem e que, de forma mentirosa, nos protegem para evitar que nos mostremos, que mostremos nossa carne nua, sem disfarces, sem meios termos”, revela Mônica que, ao escrever, quebra algumas das regas usuais para atingir uma imagem mais formal e sofisticada, ou uma maior transição emocionalmente tensa.

Quando Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) escreve um texto sem nenhum ritmo e o intitula de poema, coloca em questão a própria definição de poesia. É o que propõe Mônica Montanari em “Carne Nua”: quebrar as definições formais e produzir uma leitura mais leve, com movimento diferenciado e estilo contemporâneo.

MAIS SOBRE A AUTORA | Mônica Montanari é advogada e escritora. Diverte-se nas letras, sendo leitora voraz e escrevendo desde criança. Venceu seu primeiro concurso literário aos oito anos de idade. No Concurso Literário de Caxias do Sul de 1990, conquistou o 1º lugar na categoria Contos. Nas edições seguintes, recebeu Menção Honrosa na categoria Poesia (1998), Menção Honrosa na categoria Crônica (2000) e Menção Honrosa na categoria de Contos já premiados (2008). Participou da publicação de antologias poéticas derivadas dos prêmios e da obra “Mulher Poeta”. Em 2010, publicou o livro de contos “A Louca e outros contos de ônibus”, por meio do Financiarte. Participou de grupos de saraus literários que ocorriam no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, bem como da primeira apresentação do projeto cultural Órbita Literária, em 2012 e novamente em 2014, quando falou sobre a obra da poetisa Ana Cristina Cesar, de quem é admiradora.

LANÇAMENTO DO LIVRO ‘Carne Nua’
Quando: 5 de agosto de 2015
Horário: 19h30
Onde: Do Arco da Velha Livraria e Café
(Rua Dr. Montaury, 1570 – Caxias do Sul)

MAIS INFORMAÇÕES

• ‘Carne Nua’ já está à venda na Do Arco da Velha Livraria e Café
e na Livraria Nobel do Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul, a R$ 24,90.

• A escritora estará na Feira do Livro de Caxias do Sul,
no dia 16 de outubro, às 18h, num bate-papo com os leitores.

• Créditos/fotos: Mário André Coelho.
Produção e direção artística de fotos: Pepe Pessoa e Fábio Borges.

 
         
 
     
 
Gabriela Marcon E-mail Facebook Linkedin Instagram Twitter Blogger Desenvolvimento WCM3 Agência Web Digital Feeling - Estúdio de Criação